Estação Aero-Naval de Fort Lauderdale, Sul da Florida, 5 de Dezembro de 1945.
As tripulações da esquadrilha Flight 19, cinco Avengers, dirigiam-se para os aparelhos para uma missão de rotina, a previsão atmosférica era de poucas nuvens e ventos de 37 Kmh, tempo óptimo para os Avengers.Nesse dia ia um elemento da tripulação habitual da Flight 19 a menos, o cabo Kosnar tinha tido um estranho pressentimento que não devia participar naquele voo e como já tinha excedido as horas obrigatórias de voo, foi-lhe fácil obter dispensa.
Passava pouco da 14H00 quando os 5 aviões com os seus 14 tripulantes estavam já em formação.Cerca de uma hora mais tarde eram recebidas mensagens de socorro, que causaram estranheza nos operadores da torre, tratando-se de cinco aviões com tripulações experimentadas e as condições de voo serem óptimas:- Estamos perdidos, não conseguimos ver terra.- Não sabemos para que lado é o oeste. Está tudo errado. Até o oceano está diferente.- Parece que estamos a entrar numa água branca.- Estamos completamente perdidos.
E depois o silêncio. Nesta altura já dois hidoraviões Martin Mariner, hidroaviões de busca e salvamento de grande raio de acção, se dirigiam em direcção à ultima posçião fornecida pela Flight 19. Quando foi dada a ordem de regresso, após algumas horas de buscas, apenas um hidroavião regressou à base.
Nos dias seguintes, navios da Marinha e da Guarda costeira, apoiados por cerca de 200 aviões, e 18 unidades de superfície, fizeram intensas buscas, abrangendo uma área de 725.000 Km quadrados.Não se encontrou qualquer vistígio dos cinco Avengers nem do Martin Mariner.
Vinte quatro anos mais tarde, Kosnar de visita o local e afirmaria:
"Por qualquer razão que não posso explicar, naquele dia decidi não tomar parte no voo"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário