domingo, maio 29, 2005

Hackers Famosos

Kevin Mitnick
"O HACKER MAIS FAMOSO DO MUNDO"

Um dos maiores ídolos da nação Hacker. A história de Kevin Mitnick com certeza daria material para uma verdadeira enciclopédia. Em 1989 foi procurado pelo FBI acusado de roubar um software secreto de pesquisa da Digital Equipment Corp. E a corte norte-americana decretou que o Hacker seria preso sem direito a fiança. A corte Justificou dizendo que ele representava uma ameaça à comunidade e mesmo 1a segurança nacional ao utilizar um teclado. Após um ano de prisão, Mitnick foi posto em liberdade, mas em pouco tempo já estava violando os termos de sua condicional. Em 1992 era suspeito de ter crackeado sistemas de informática e obter acesso aos registros do FBI. Em Novembro do mesmo ano, ele desapareceu misteriosamente sem deixar rastros. As autoridades achavam que ele estaria usando falsas identidades para se esconder. Em 1994, o hacker se deparou com o especialista em segurança Tsutomu Shinomura, do Centro Nacional de Supercomputação, em San Diego, na Califórnia. Ele havia alterado o sistema pessoal de Shinomura, que ficou indiginado. Pois ele era considerado o melhor especialista em segurança digital do mundo. Mitnick ganhou acesso por meio de um computador da Lyola University, de Chicago autorizado a mandar informações para a máquina do especialista. A partir desse ponto foi armado um esquema em conjunto com o FBI para encontrar o hacker. Shimomura instalou um computador para monitorar todas as acções realizadas em seu próprio equipamento. Mitnick não fazia ideia da operação montada e continuou com os ataques. No dia 15 de Fevereiro de 1995, foi localizado. Ele passou cinco anos na cadeia após invadir empresas como a Motorola e a Nokia. Durante esse tempo uma legião de fãs lutou pela sua liberdade, organizando movimentos como o free Mitnick. Ele ainda sofreu 23 acusações federais de fraude no sistema telefónico por uso ilegal de componentes de acesso para evitar tarifas, além de ser considerado com "terrorista da informática"pelo governo americano. Mitnick foi solto em Janeiro desse ano e abriu uma empresa de segurança digital chamada Defensive Thinking.

Dmitry Sklayrov
"O RUSSO QUE HACKEOU A ADOBE"

O programador russo Dmitry Sklayrov foi acusado de comercializar uma ferramenta que quebra as medidas de segurança do programa Adobe Book Reader logo após dar uma palestra sobre segurança na DefCon em Julho de 2001. O Advanced eBook Processor pode quebrar a senha de segurança criada pela Adobe, transformando um e-book criptografado em um simples pdf. Ele foi enquadrado na lei que visa a proteção de direito intelectual para os produtos digitais, o Digital Millenium Copyright Act, dispositivo horrendo e nazista mais conhecido com DMCA.
A parte mais estranha é que a própria Adobe decidiu retirar as acusações. As críticas internacionais e as ameaças de boicote foram os principais motivos que fizeram com que a empresa fizesse uma revisão de consciência. Apesar disso, a situação de Dmitry não melhorou muito, pois o governo americano não retirou as acusações. Após pagar uma multa de US$ 50 mil e ficar detido na Califórnia por cinco meses, o russo obteve a liberdade por meio de um acordo em que apoiaria o governo norte-americano. A condição imposta foi a de ficar sob observação durante um ano, e só então ele seria absolvido completamente.

Abraham Abdallah
"O LAVADOR DE PRATOS"

Em 2002, o hacker e lavador de pratos Abraham Abdallah recebeu acusações de fraudes da ordem de US$ 80 milhões. Utilizando-se da revista Forbes, que publicou uma lista com as 400 pessoas mais ricas dos EUA, ele roubou o número de diversos cartões de crédito de pessoas famosas. Abraham enganou bancos e empresas de crédito para conseguir as informações para seu golpe. Chegou a montar uma rede de caixas postais para receber as encomendas que fazia com o dinheiro roubado. Foi descoberto pela polícia ao tentar retirar uma quantia acima do saldo existente de Thomas Siebel, fundador da empresa Siebel Systems.

Sem comentários: