segunda-feira, setembro 06, 2004

A equação de Drake

"O que precisamos saber para descobrir vida no espaço ?" -Frank Drake, 1961
Como podemos estimar o número de civilizações tecnologicamente evoluídas, aptas a se comunicarem conosco ? Trabalhando como rádio-astrônomo no Observatório Nacional de Rádio Astronomia em Green Bank, West Virginia, o Dr. Frank Drake criou um método para limitar as variáveis envolvidas no cálculo de civilizações tecnológicas que podem existir na nossa galáxia.
A Equação de Drake, como viria a ser conhecida, foi apresentada por Drake em 1961 e identifica fatores específicos que definem uma regra de desenvolvimento destas civilizações.
Embora não exista uma solução única para esta equação, ela é uma ferramenta largamente aceita pela comunidade científica. À medida em que a tecnologia avança, aumenta a assertividade em relação aos valores aceitáveis para as variáveis da equação. Abaixo, analisaremos detalhadamente cada fator.

N = R * fp * ne * fl * fi * fc * L

Multiplicando-se os termos da equação, teremos como resultado o número estimado de civilizações existentes na nossa galáxia, aptas a se comunicarem conosco ou com outras civilizações. A importância da Equação de Drake é maior devido as questões que são formuladas para encontrar valores para as variáveis do que o próprio resultado em si. Obviamente o grau de incerteza deste resultado ainda é muito grande, mas a tendência é que seja diminuido à medida que aprendemos mais sobre Astronomia, Biologa e outras ciências.

Sem comentários: